close
close

Bühler Define nova tendência em tecnologia de seleção de PET

02/16/2012

Classificação óptica após tratamento térmico de flocos de rPET - Mais de 50 anos atrás, a ICI usava técnicas de classificação ópticas pioneiras SORTEX Bühler para a classificação de plásticos. Ao longo dos anos como tecnologias avançaram e o aumento da preocupação ambiental, a utilização de materiais de reciclagem tornou-se importante e a classificação óptica dos flocos de PET lavados é agora um processo passo-chave no ciclo de reciclagem de garrafas PET.

A remoção de partículas não PET e flocos de PET coloridos, fornece uma entrada de material de alta qualidade para os processos de reciclagem posteriores, que por sua vez resulta em garrafas recicladas ou filmes com melhor coloração, fibras com menos ruptura, redução de perda de produto a partir de filtração em fusão, uma vida mais longa da tela e geralmente a melhoria das condições de processamento.

Andreas Christel, gerente de produto PET reciclados na divisão da Bühler de processamento térmico acredita que um passo rumo a um PET reciclado claro é a aplicação de seleção óptica após tratamento térmico dos flocos de PET. "O tratamento térmico pode estar a um passo de cristalização simples ao longo de alguns minutos ou uma secagem ou mesmo um estado de policondensação, mesmo em estado sólido em ar, vácuo ou nitrogênio, durante algumas horas. Devido quer ao conteúdo garrafa anterior ou aditivos incorporados, alguns flocos de PET tendem a descolorir muito mais do que os outros durante o tratamento térmico.

"Selecionando esta pequena percentagem de flocos descoloridos fora do fluxo de material vai melhorar a qualidade da cor dos produtos subsequentemente reciclados de forma significativa. Os flocos rejeitados podem então ser usados para aplicações de cor menos sensíveis, como folha ou tiras coloridas."

Faisal Baig, profissional de marketing de produto na Bühler Sortex expande a sua capacidade única nesta aplicação "Nós acreditamos que a nossa classificadora óptica SORTEX Z+ oferece a indústria de plásticos uma elegante solução que é de longe a mais eficaz e eficiente de custo ao ser excepcionalmente simples na operação de manutenção.

"O que torna a nossa SORTEX Z+ única é que ela usa câmeras avançadas e de reconhecimento de forma PROfile, permitindo, simultaneamente, identificar materiais rejeitados através da forma, bem como de cor com excepcional precisão para a mais alta qualidade de pós-seleção seja alcançada com o número mínimo de passadas.

"Cores indesejáveis e materiais estranhos, tais como a borracha, metal, papel, vidro, madeira, formas erradas e 'mais longas" são removidas a partir de uma variedade de materiais incluindo PET, HDPE, PVC, uPVC, PVB, ABS e outros plásticos em floco, grânulos ou pastilhas."

A SORTEX Z+, que está disponível em vários tamanhos e pode classificar entre 0.5 e 6 tph de flocos de PET já está sendo usada de forma intensiva por várias das maiores empresas europeias que estão fortemente envolvidas no processamento de rPET. Os benefícios usufruídos têm despertado grande interesse da indústria .

Arquivo

Você procura noticias mais antigas? Mais informações você encontra no arquivo.